Atualize seu navegador!
Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
  • IMG-20150226-WA0003
  • IMG-20150226-WA0000
  • IMG-20150320-WA0020
  • IMG-20150408-WA0001
  • IMG-20150325-WA0003
  • IMG-20150408-WA0003
  • IMG-20150408-WA0011
  • CAM07110
  • CAM07106
  • CAM07295

CAEE – CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO “DARCY PACHECO DE QUEIROZ”.

O CAEE é um Centro Educacional Suplementar que atende a alunos com deficiência intelectual/múltipla e/ou autismo, oferecendo uma metodologia educacional diferenciada que proporcione a participação e envolvimento de todos os sujeitos.

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Fundamentado na Política Nacional de Educação Especial oferece atendimento educacional especializado a alunos com deficiência intelectual/múltipla que estão ou não devidamente matriculados na rede de ensino comum, no turno inverso ao que o aluno está matriculado.  Atende em grupos, alunos com a partir de 04 (quatro) anos até os 17 nos. O atendimento é realizado em dias alternados (2ª, 4ª ou 3ª e 5ª feiras) nos turnos: matutino (7h00 às 10h00) e vespertino (13h00 às 16h00). A sexta-feira é reservada para o planejamento de professores.

Realiza também o Planejamento Pedagógico Individual (PPI) que é um atendimento individualizado a alunos com comprometimentos severos. No PPI os atendimentos são realizados individualmente ou em duplas, cinco horas por semana com a duração de 1h cada atendimento.

O CAEE “Darcy Pacheco de Queiroz” não trabalha baseado em grade curricular e sim com o desenvolvimento de programas que tragam um aprendizado com significado e leve a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla a desenvolver sua autonomia na vida diária.

Os alunos são distribuídos nos seguintes programas:


  • Conhecimento lógico matemático: busca desenvolver o conhecimento lógico e matemático em todas as áreas do conhecimento.

  • Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: busca valorizar o conhecimento dos alunos na exploração do ambiente em que vivem.

  • Expressão e linguagens: busca desenvolver a capacidade do aluno de reconhecer o significado complementar dos elementos da linguagem oral e escrita.

  • Atividade de Vida Diária- AVD: busca desenvolver a autonomia na realização das ações de seu cotidiano, visando o desenvolvimento e independência, através de treinamento das habilidades necessárias para a realização de suas tarefas diárias, preparando-o para a aquisição de uma postura independente e produtiva, conforme suas possibilidades na vida escolar, familiar e social.


Para desenvolver os programas o CAEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras que possam atrapalhar a plena participação do aluno, considerando suas necessidades específicas. A metodologia empregada busca de forma lúdica suprir a necessidade do aluno, a fim de assegurar o direito de acesso a recursos que possam potencializar suas capacidades e promover o seu desenvolvimento, sua autonomia e aprendizagem. Conseqüentemente, essas ações conduzirão o aluno a sua emancipação, através de práticas que respeitem e valorizem as diferenças como um dado da realidade humana.

Serviço Socioeducacional

Oferecer acompanhamento técnico-formativo aos profissionais que atuam direta e indiretamente com pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, por meio de palestras, grupos de estudos entre outras formas de capacitação. A capacitação é realizada pela equipe técnica a APAE Vila Velha, formada porprofissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia e Pedagogia.